residenciais_2_leia_mais

Projetos Residenciais

Casa de vidro

LOCALIZAÇÃO

São Paulo SP

METRAGEM DO TERRENO

401m²

METRAGEM DA CASA

409m²

DATA DO INÍCIO

2014

DATA DO PROJETO

2016

DATA DA CONCLUSÃO

Em andamento

PROPOSTA

Este projeto foi desenvolvido a pedido de um amigo que é engenheiro e está cuidando da obra de um condomínio em SP.

O condomínio terá 11 casas, das quais, 10 serão iguais, geminadas e espelhadas duas a duas, apenas esta, a casa 11 é isolada e possui um projeto diferente, porém tanto a engenharia como os investidores, não estavam contentes, o projeto original não valorizava o terreno.

Trata-se de uma área encravada no Horto florestal que um dia foi uma chácara, nela existe uma reserva de Mata Atlântica bastante expressiva que se localiza ao lado desta unidade e o projeto original não explorou essa característica. Ali com frequência são avistados tucanos-de-bico-verde, esquilos, bugios, micos-da-serra-escuros, arapaçus, sanhaçus entre tantos outros, além da própria mata, que sem dúvidas é exuberante. No local já havia sido executada uma laje e partes de alvenaria, mas o engenheiro responsável decidiu parar tudo e convenceu os investidores a elaborar um novo projeto.

O pedido foi que a casa tivesse o mínimo de alvenaria, partindo do raciocínio de que utilizar alvenaria porque barateia é lenda, pois tem tantos erros e ajustes, demora tanto, que se puser na ponta do lápis (o que poucos fazem), sai muito mais caro, fora o atraso (cultura difícil de mudar), sendo assim, a solicitação foi de algo com muito vidro, muitas esquadrias. A vista da mata justifica essa escolha, mesmo que encareça, seria um desperdício fechar com alvenaria o visual que se tem ali. Outro fator que contribui para envidraçar o local foi o fato de a face em questão ser sul, logo não tem incidência de sol, algo frequentemente ignorado e que causa o uso excessivo de ar-condicionado e cortinas (uma grande “arquiteburrice”).

Seguindo o padrão das demais residências já em andamento e quase finalizadas, esta possui 4 suítes, garagem grande e espaços de estar também generosos. A 4ª suíte, a exemplo das demais, migrou para o último pavimento, ganhando assim um grande terraço e criando um volume de coroamento que alivia um pouco o bloco principal abaixo.

Ela sofreu alguns ajustes, entre o estudo inicial e o que está em execução, porém a essência foi mantida. VOLTAR